domingo, 4 de outubro de 2009

Futurismo

Foi um movimento artístico e literário, que surgiu oficialmente em 22/09/1909 com a publicação do Manifesto Futurista, pelo poeta italiano Filippo Marinetti, no jornal francês Le Figaro. Os adeptos do movimento rejeitavam o moralismo e o passado, e suas obras baseavam-se fortemente na velocidade e nos desenvolvimentos tecnológicos do final do século XIX. Apresentava um novo tipo de beleza, baseado na velocidade e na elevação da violência.
O futurismo desenvolveu-se em todas as artes, influenciando vários artistas que posteriormente instituíram outros movimentos modernistas. Repercutiu principalmente na França e na Itália, onde vários artistas, entre eles Marinetti, se identificaram com o fascismo.
Na arquitetura quem fundou as bases ideológicas e projetuais da arquitetura futurista foi Antonio Sant’Elia, principal arquiteto e divulgador do Futurismo influenciado pelas idéias de Otto Wagner e pelas cidades industriais dos Estados Unidos. Produziu desenhos de grande impacto da sua Città Nuova (Cidade Nova), com escala monumental de megalópoles com arranha-céus, passarelas e vias suspensas para veículos. Estes são aspectos reveladores da crescente atividade industrial e do aparecimento de novas tecnologias e materiais, utilizados nos seus discursos e desenhos. As suas obras influenciaram arquitetos contemporâneos e anteciparam as cidades e o urbanismo modernos com planos das edificações que recuam conforme ganham altura, possibilitando a iluminação das vias térreas e a circulação do ar. As cidades, com a sua elevada densidade populacional, procuravam ordenamento consoante ao seu crescimento.
Características do Futurismo:
- Desvalorização da tradição e do moralismo;
- Valorização do desenvolvimento industrial e tecnológico;
- Propaganda como principal forma de comunicação;
- Uso de onomatopéias (palavras com sonoridade que imitam ruídos, vozes, sons de objetos) nas poesias;
- Poesias com uso de frases fragmentadas para passar a idéia de velocidade;
- Pinturas com uso de cores vivas e contrastes. Sobreposição de imagens, traços e pequenas deformações para passar a idéia de movimento e dinamismo.

Desenhos de Sant'Elia para sua Città Nuova (Cidade Nova)

Além do Futurismo outras vanguardas que se destacam são a Bauhaus, o Construtivismo Russo, o De Stijl, o Cubismo, o Expressionismo, o Racionalismo Italiano e a Escola de Glasgow.

Nesse link você pode ver um vídeo muito interessante, com muitas imagens, que fala sobre o futurismo: Movimento Futurista

Abajur inspirado no Futurismo

O equipamento foi pensado visando atender algumas das principais características do futurismo, ou seja, horizontalidade, movimento, monumentalidade, e também que fosse funcional e que pudesse ser produzido em grande escala.

DESCRIÇÃO:
Suporte robusto em madeira se sobressai, da estrutura, seguido de uma haste de suporte para o bojo feito em PVC vazado, imitando tubulação, quadrado e bastante alongado em relação ao suporte nos remetendo a sensação de horizontalidade e com ornamentos em PVC que sobressaem do suporte, imitando o sistema de refrigeração de um motor (moto); o bojo é em forma cilíndrica com sua base fechada, a parte superior aberta e a lateral semifechada com lâminas de PVC colocadas em ângulo e revestido com papel celofane verde, isso tudo com o objetivo de dar movimento à luz, que não se irradia pela parte inferior, pela parte superior irradia-se em sua plenitude e pelas laterais temos um jogo de luz e sombra que se transferem para o ambiente gerando um movimento de luz plena, luz com bloqueio e penumbra.

Dê a sua opinião: Esse objeto atende as características do Futurismo?


Quanto você daria por esse objeto? Leve em consideração a produção artesanal e a exclusividade, por ser um objeto único.

13 comentários:

  1. o futurismo é muito interesante, se tivesse sido executado, seriam obras incriveis!!

    o blog ta bem bom.

    Ana Luísa

    ResponderExcluir
  2. Por se tratar de uma vanguarda extremamente importante para a época, e porque não para a atualidade,focando-se as tecnologias e o movimento, o grupo, conseguiu atender esses requisitos; expressou de forma inteligente no objeto "abajur", os verdadeiros valores do movimento. Tanto pelo design arrojado e formas diferenciadas, que expressam agilidade e tecnologia, e também pelos materias utilizados; como a madeira por exemplo, que sustenta a peça,e transmite a rigidez e formalidade do estilo.
    As camadas que circundam a luz, propiciam a sensação do movimento, o que poderia estar ainda mais expresso, se as camadas girassem de verdade;
    A cor verde, ficou interessante para o objeto, pois, na sua utilidade, seria bem aceito por consumidores (se fosse produzido em série), visto que se estivesse na cor vermelho, a referência ao futurismo seria bem mais marcante;
    Se tratando de custo, provavelmente a peça seria vendida, por um preço consideravelmente alto; é exclusividade inspirada em um movimento vanguardista, que para arquitetos e amantes de arte, é algo de grande valor!
    Parabéns!

    Daiane Zeni

    ResponderExcluir
  3. O Futurismo é uma vanguarda bem interesante pois eles rejeitavam o moralismo do passado e procuravam a tecnologia,velocidade, movimento. Por o novo ser uma caracteristica tão forte do movimento, chegaram até a defender a destruição de museus e cidades antigas, pois a guerra era uma forma de limpar o mundo. Se todas as suas obras tivessem sido executadas, seria um legado inestimável para o mundo.. Parabéns pela luminária, ficou muito linda.
    (Analu Chiela)

    ResponderExcluir
  4. olá
    gostaria de deixa um comentário sobre o objeto realizado por vcs. De acordo com o estudado e apresentado observei a obstinação do futurismo pelo novo, para eles os objetos não se esgotam no contorno aparente e seus aspectos se interpenetram continuamente em um só tempo, ou vários tempos em um só espaço.O interesse não resume-se somente no estético, mas captar a forma plástica e velocidade descrita por ele no espaço. Acredito que as características mais evidentes desta vanguarda como a velocidade, movimento e a monumentalidade cumpre com as expectativas. Soma-se ainda grande valia dos materiais utilizados, uma vez que os mesmos fazem uma relação com as características do tema proposto. Plático = novo; madeira = rústico, monumental.
    Não tenho um valor certo a dar pelo material, mas acredito que por ser realizado artesanalmente e por possuir um sentido não será barato.
    valeu!
    Sinara Ceolin

    ResponderExcluir
  5. Ooi! Acho que o objeto demonstrou bem o que o Futurismo foi... O formato do bojo da luminária se olhado de cima lembra uma hélice e, portanto a ‘velocidade da tecnologia’, o desenvolvimento tecnológico fica por conta dos materiais utilizados e as formas empregadas. Quanto à relação do objeto com as características do movimento em questão, acho que ele representou bem em alguns aspectos, como: a desvalorização da tradição (enquanto forma, o objeto foge um pouco do comum); algumas deformações para dar a impressão de movimento e dinamismo (o formato cilíndrico do bojo e a forma com que foram colocadas as ’plaquinhas’); por ser algo artesanal não valorizou a indústria, outra característica, mas isso se entende, pois foi apenas um trabalho acadêmico... Se tratando uma peça artesanal, o preço deveria ser consideravelmente alto, porém se fosse produzida em série, seu custo ficaria menor.
    Até mais...
    Laura Bragagnolo.

    ResponderExcluir
  6. Olá...

    Gostei do blog, super interessante as postagens... Parabéns.

    Em relação ao objeto por vcs criado, no caso, a luminária, expressa bem as caracteristicas do futurismo, ou seja, é um objeto que nos remete a idéia de movimento, de inovação tecnológica, de dinamismo. Acredito que o Futurismo está fortemente ligada com a revolução industrial, por nos transmitir essa sensação de movimento que pode ser notada em várias obras.

    Por: Cintia Schuh

    ResponderExcluir
  7. olá!
    achei bem interessante a matéria, e a escolha do objeto. o futurismo tem suas raizes na velocidade, no modernismo, a tecnologia.. deixando pra tráz qualquer influencia do passado.
    na minha opiniao, o objeto (luminária), atende as exigencias do futurismo, pois trabalha com linhas futuristicas, tais como a inovação tecnologica, a tranparencia, a claresa e até o movimenrto que esta obra nos transmite.
    na verdade, nao saberia dizer um valor certo, um preço extato a atribuir ao objeto, mas creio que dererá ser levado em conta o empenho artistico, e artezanal. na minha opiniao, nao teria preço, obra unica.
    muito bom e beem interessante!
    adoreeei!
    Angélica Cenzi

    ResponderExcluir
  8. Objeto foi bem criativo, usou varias caracteristicas da vanguarda futurista, assim como demonstra o objeto o futurismo relata a velocidade, sua tecnologia que avança com a modernidade do dia-a-dia...
    parabéns pro grupo ótimo trabalho!

    Flah BG

    ResponderExcluir
  9. Gostei muito do post! Além de começar com uma explicação a respeito da vanguarda a qual o objeto foi destinado. Como dito em aula, o abajur feito por vocês, lembra muito bem uma turbina, motor como vocês citaram, caracteriza a velocidade e o movimento. Ainda que as cores propostas pelo movimento fossem mais vivas, acredito que o verde como o Valdecir explicou em aula coube de forma mais apropriada ao objeto proposto. Monumentalidade foi o aspecto mais perceptível, ainda mais diante do tamanho em relação aos outro objetos criados pela turma. Uma pena o fato do objeto não poder "girar" como vocês também citaram em aula, mas acredito que se fosse possível, isso agregaria ainda mais valor. Gostei da criatividade dos objetos, já que a vanguarda como não foi colocada em prática (ainda bem, não pelo valor histórico ou beleza, mas por querer destruir qual quer forma de resgate ao passado) esse foi um ponto em que a criatividade de vocês teve que ser colocada a prova. Parabéns grupo o trabalho de vocês atendeu muito bem a expectativa, funcionalidade é o que não falta. Quanto ao valor, acredito que na faixa de uns 300 reais para mais, se ele sempre fosse produzido manualmente, to jogando baixo? E vocês quanto propõem por esse objeto se ele fosse feito em série?
    Comentário feito por: Mariana Panzera

    ResponderExcluir
  10. Ola
    gostaria de dar os parabéns ao grupo, que conseguiu transmitir, de uma forma criativa, muito bem as idéias inovadoras do Futurismo.

    O auge do objeto para mim, foi a referencia da parte superior com um motor, ficou muito evidente a ligação do objeto com a vanguarda a partir dessa parte do objeto.

    A única sugestão que eu daria a vocês, seria trocar a base de madeira por um material mais tecnológico e inovador, mas o resto esta coerente com a vanguarda!

    abraço a todos
    Renato Slomski

    ResponderExcluir
  11. Olá...
    Achei muito interessante o objeto construído, lembra muito o futurismo. Essa vanguarda não despertou muito exemplares na arquitetura, existiram basicamente desenhos. Soma-se a isso o fato de que o movimento foi tão vanguardista que nem aconteceu.
    Passava a idéia de motores, velocidade, monumentalidade utilizando de cores vivas e contrastantes, além de luz e sombra...

    ResponderExcluir
  12. Olá colegas, parabéns pelo objeto, está inovador, e funcionou.. hehehe.. Mas o principal, é que ele conseguiu transpor uma das principais caracteristicas do Futurismo, que representa a exaltaçao do dinamismo, da eletricidade e da velocidade. E a idéia de criar uma luminária utiliza tudo isso, principalmente pelo uso da LUZ. Há um tendência a se enxergar no futurismo atitudes extravagantes.


    Adorei o trabalho!!
    Parabens!
    Mariela Francio

    ResponderExcluir
  13. Olá, gostei muito do blog
    Gostaria de saber quando foi o apogeu do futurismo, pois estou com um trabalho escolar para fazer e não achei nada ainda especificamente sobre isso...Se alguém puder me ajudar desde já agradeço.

    ResponderExcluir