domingo, 4 de outubro de 2009

ART NOUVEAU - Arte Nova

Esse movimento surgiu entre os anos de 1890 e 1910, essencialmente decorativo, bastante expressivo voltado mais à decoração de interiores e à decoração do que à arquitetura. Recebeu diversos nomes nos países onde se manifestou, apesar de ter sido um estilo de curta duração.

Procupava-se com a originalidade da forma e com a exploração de novos materiais, usando principalmente o ferro e o vidro nos edifícios. Foi uma tentativa de encontrar uma aparência nova para uma nova época e também um movimento precioso no desenvolvimento da estética moderna, da idade do Yellow Book, do absinto, dos charutos, dos roupões de seda e do balé russo.

Uma certa decadência deste estilo pode ser observada ao olhar as entradas Art Nouveau do metrô de Paris, de Hector Guimard. Contrapondo esta decadência, destacam-se as casas de Bruxelas de Victor Horta, sendo uma delas o Hotel Tassel (1892-1893), uma obra de arte fascinante com assoalhos ricos em mosaicos e paredes pintadas em torno de um poço de escada decorado com um refinado jogo de flores e formas vegetais, características do estilo.

Entradas do metrô de Paris, do arquiteto e designer Hector Guimard, feitas de ferro fundido em formas vegetais, são seu trabalho mais conhecido.

Hotel Tassel, Bruxelas. Sua escada tem suportes sinuosos em ferro reproduzindo o movimento de trepadeiras. Horta também usa formas vegetais no desenho de balaústres, papel de parede e mosaicos.

Um comentário:

  1. É interessante esse exuberante contraponto mostrado pelo grupo, pois a Art Noveuau, muitas vezes, é criticada por seu aspecto de decadência e pelo seu curto período de manifestação. Apesar dessas caríticas, é importantíssimo ressaltar a importância desse estilo artístico que se manifestou pelo mundo com nuances e apropriações devidas às suas incorporações pelas culturas dos países onde se foi observada.

    É isso.

    Um abraço ao grupo.

    Gabriela Caramori Moreira da Silva

    ResponderExcluir