quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Neoclassicismo

O Neoclassicismo foi um movimento cultural do fim do séc. XVIII, identificado com a retomada da cultura clássica por parte da Europa Ocidental em reação ao estilo Barroco. Propõe a discussão dos valores clássicos, em contraposição ao Classicismo renascentista. Para os neoclassicistas, os princípios da era clássica deveriam ser adaptados à realidade moderna.
Na arquitetura, o neoclassicismo foi produto da reação antibarroco e anti-rococó, levada a cabo pelos novos artistas-intelectuais do séc. XVIII.
Algumas de suas características são:
- uso de materiais nobres (pedra, mármore, granito, madeiras);
- processos técnicos avançados;
- formas regulares, geométricas e simétricas;
- uso de abóbada de berço ou de aresta;
- uso de cúpulas, com freqüência marcadas pela monumentalidade;
- pórticos colunados;
- entablamentos direitos;
- frontões triangulares;
- decoração recorreu a elementos estruturais com formas clássicas, à pintura rural e ao relevo em estuque;
- valorizou a intimidade e o conforto nas mansões familiares.


Monumento a Lincoln, Washington - projetado por Henry Bacon.

Nos EUA foi difundido por Thomas Jefferson (1743-1826), que estabeleceu o que quase pode ser chamado de arquitetura oficial dos Estados Unidos durante a maior parte do século ou mais. Ele desenvolveu suas idéias arquitetônicas enquanto vivia na França na década de 1780. Adotou o estilo palladiano considerado chic na França quando Jefferson chegou. Alguns dos elementos de destaque são os frontões, as colunas, o uso do tijolo aparente (sem revestimento).
Os edifícios que se destacam são o Capitólio do Estado, em Richmond – Virgínia, tendo Jefferson se inspirado pela Maison Carrée, em Nimes; também se destaca a Universidade de Virgínia, em Charlottesville, e a engenhosa casa em Monticello perto de Charlottesville, onde homenageia à Villa Capra de Palladio.


Villa Capra de Palladio


Casa em Monticello, Virgínia - Thomas Jefferson




Maison Carrée, Nimes


Capitólio do Estado, Richmond, Virgínia



Universidade de Virgínia, Charlottesville

2 comentários:

  1. Interessante o comentário do grupo sobre este período, particularmente um dos que mais me chama a atenção pelo formalismo na composição, utilização de materiais nobres (pedra, madeira, granito, mármore), refletindo racionalismo, exatidão nos contornos, harmonia do colorido, formas geométricas perfeitas.
    Gostei também dos exemplos utilizados, refletem muito bem tudo que comentamos em sala.

    Valeu um abraço e até mais.

    Driely Borille

    ResponderExcluir