quarta-feira, 30 de setembro de 2009

HISTORICISMO - Recriando os tempos passados

A Arquitetura Historicista ou revivalista é o nome dado ao conjunto de estilos arquitetônicos criados para recuperar e recriar a arquitetura dos tempos passados. Essas tendências surgiram na Europa no séc. XVIII, tiveram seu auge no séc. IX chegando até meados do séc. XX.

Sua lealdade com os modelos do passado dependia da época e do arquiteto, que tentavam reproduzir fielmente os modelos antigos ou não ser tão restritos a eles. Essa arquitetura fez uso de técnicas modernas em suas construções como o uso de estruturas de ferro e, mais modernamente, de cimento e concreto (conhecido por betão).

Podem ser citados diversos estilos revivalistas como a arquitetura neogótica, neoclássica, neorenascimento, neobarroco. Estas correntes surgiram em várioas países, no Brasil e em outros países da América Latina foi muito popular o estilo neocolonial, que recriava os estilos vigentes durante a colonização.

Como na arquitetura, também a pintura, escultura e artes decorativas tiveram seus estilos revivalistas.


Casas do parlamento britânico e torre do relógio (1836-1852),

representantes do neogótico britânico.

Com todos estes estilos cabe aos arquitetos saber usa-los com coerência. Hoje podemos observar muitas obras que resgatam características de estilos antigos. Algumas com coerência, mas outras... não é necessário nem comentar.

Então aqui fica um questionamento, principalmente para nós estudantes de Arquitetura:

Como fazer uso de estilos passados corretamente, sem fazer edifícios que se tornem alvo de críticas negativas por serem 'cafonas'?

Nenhum comentário:

Postar um comentário